Não há dúvidas de que o porcelanato é uma das melhores opções de revestimentos, seja para piso, seja na parede ou, até mesmo, no teto. Afinal, trata-se de um material com ótima durabilidade, de fácil manutenção e, ainda, oferece uma infinidade de padronagens. Assim, há peças que remetem a outros elementos com perfeição, como madeira e pedras naturais.
No entanto, na hora de escolher o revestimento, é comum haver dúvidas, principalmente, no que se refere ao acabamento das bordas. As pessoas sempre se perguntam se o porcelanato retificado é bom e qual sua diferença para o não retificado.
Se você também quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o post até o final e acerte na escolha!
Dizer que um porcelanato é retificado significa que as peças têm um nível mais elevado de precisão no corte. Desse modo, apresentam um acabamento diferente nas bordas. O porcelanato não retificado é o que chamamos de bold ou tradicional e tem as bordas levemente arredondadas, podendo apresentar variações em suas dimensões.
Então, as peças retificadas contam com bordas mais regulares e precisas. Isso é possível graças ao processo pelo qual elas passam após a queima.
Cada uma delas é levada a um equipamento chamado retífica, que contém discos diamantados para desgastar as bordas e dar um acabamento perfeitamente nivelado. Por esse motivo, o porcelanato retificado também é conhecido como “porcelanato borda reta”.
Como você viu, a maior distinção é com relação ao acabamento das bordas. Enquanto o bold tem certo arredondamento, o retificado é bem reto. No entanto, a maior diferença está na aplicação e no efeito que causa aos ambientes.
Como as bordas do porcelanato retificado são retas e finas, requer menos rejunte durante a aplicação no piso. Assim, as peças ficam mais próximas umas das outras — apenas 1,5mm a 2mm. Para comparação, o porcelanato bold costuma ter rejuntamento de até 5mm.
Normalmente, a cor do rejunte utilizado é o mais próximo possível do tom do porcelanato. Desse modo, fica quase imperceptível, sendo o porcelanato retificado bom para dar a impressão de um piso contínuo.
O porcelanato retificado é bom e se tornou uma forte tendência da arquitetura e do design de interiores, sendo um dos preferidos, tanto entre profissionais quanto entre clientes. Isso porque esse tipo de revestimento oferece uma série de vantagens. A seguir, confira as principais.
Como a distância entre as peças é mínima, o resultado é de um efeito de piso contínuo, principalmente, quando são utilizadas lastras, que são peças gigantes de porcelanato. Além disso, sua utilização também dá a sensação de amplitude aos espaços, garantindo ambientes sofisticados e modernos.
Como as bordas são retas e a distância entre as peças é mínima, o rejunte fica no mesmo nível da peça, resultando em um revestimento mais uniforme, bem nivelado e dando homogeneidade ao espaço.
As bordas regulares facilitam a aplicação desse revestimento, tornando-a também mais rápida e econômica, visto que utiliza menos rejunte. Entretanto, apesar de fácil, seu assentamento deve sempre ser feito por mão-de-obra bem qualificada. Desse modo, é possível garantir um resultado final impecável.
A limpeza do rejunte não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, o resultado não é o esperado. Não é possível recuperar seu aspecto natural, mesmo utilizando produtos específicos. No caso do porcelanato retificado, não há esse problema porque as juntas são bem próximas e praticamente imperceptíveis.
Da mesma forma que acontece com o porcelanato bold, o retificado também apresenta uma série de padronagens, até mesmo, as que remetem a outros materiais, como metal, cimento queimado, madeira, mármore e outras pedras naturais.
Assim, pode ser utilizado em todas as propostas decorativas, enriquecendo ainda mais o décor dos espaços. Além disso, também é possível encontrar porcelanato mate em diversos acabamentos.
Assim como o tradicional, o porcelanato retificado é bom de ser aplicado em diversos lugares, até mesmo, em ambientes externos ou áreas molhadas, como banheiros e área de serviço. Então, sua aplicação também pode ser feita em paredes, teto e, inclusive, em bancadas de cozinha.
O único cuidado a ser observado é com relação a sua indicação. Afinal, alguns tipos contam com indicação específica, como em ambientes de grande fluxo ou onde há umidade. Portanto, fique atento às recomendações do fabricante e siga-as à risca para evitar problemas e possíveis acidentes, como escorregões ou danos nas peças.
Pensando no efeito visual incrível que o porcelanato retificado oferece, a Roca Cerámica ampliou seu portfólio e criou a linha Slim, composta por peças de apenas 7mm de espessura.
A redução para a espessura ultrafina já foi realizada em mais de 300 revestimentos da marca, equivalendo a 50% do portfólio. Isso significa que é possível encontrar peças retificadas ultrafinas em diversos formatos, como:
A expectativa é que nos próximos meses outros formatos também contem com a opção ultrafina, que oferece as seguintes vantagens:
Portanto, se a sua dúvida era se o porcelanato retificado é bom, agora, você já sabe que ele é uma excelente opção. Afinal, além dos benefícios já oferecidos pelas peças bold, como durabilidade, manutenção, custo-benefício e versatilidade, as peças com borda reta garantem ambientes mais requintados e com ar sofisticado, enriquecendo a decoração do espaço.
Quer saber ainda mais sobre revestimentos? Então, não deixe de acompanhar outros conteúdos do blog e aproveite para conhecer a linha de SuperFormatos e a linha Slim da Roca Cerámica.