Porcelanato no teto: como aplicar?

Sofisticação e elegância são atemporais entre as tendências de Arquitetura. São as tecnologias associadas ao design de interiores que pode impactar como elas são aplicadas nos espaços. Uma delas é o porcelanato no teto. É possível, viável? Como aplicá-lo da melhor forma?

Apesar de parecer ousada à primeira vista, a tendência combina com diversos ambientes e tipos diferentes de decoração. É sobre isso que vamos tratar, neste post. Como funciona essa tendência e quais resultados essa instalação traz ao ambiente? Quer conferir mais? Siga com a leitura!

Como funciona a instalação do porcelanato no teto?

O uso desse material não deve ser restrito a pisos ou paredes. A tendência de aplicar o porcelanato no teto é o que algumas pessoas chamam de “efeito caixa”. Esse tipo de estilo decorativo é o revestimento de todas as faces de um mesmo cômodo.

Como você percebeu, utilizamos a palavra cômodo com o sentido aberto. Isso significa que qualquer ambiente pode ser beneficiado com esse revestimento. O porcelanato no teto pode ser utilizado nos mais espaços ambientes, como quartos, salas, banheiros, corredores, entre outros.

A instalação do acabamento de porcelanato no teto, como é de se imaginar, é um pouco diferente. Assentar o material no alto deve levar em conta, especialmente, o peso da peça. Além disso, é essencial que o teto esteja previamente nivelado e preparado para que a peça seja escorada. Da mesma forma, o profissional precisa ser preparado para lidar com esse tipo de assentamento.

Quais são as vantagens dessa instalação?

A seguir, vamos falar mais sobre os benefícios que o porcelanato no teto proporciona para quem adere a essa tendência. Veja!

Contribui com a decoração

Primeiramente, o porcelanato no teto é um modo de mudar a decoração de um cômodo drasticamente. Quando essa área conversa com a parede e o piso, é possível aproveitar ainda mais a iluminação natural e ser um complemento para a decoração do espaço. É uma opção para mudar completamente uma parte da casa.

Muda a noção de espaço

A Arquitetura ajuda a projetar espaços que servem aos mais diversos propósitos. Um dos objetivos, na maioria das vezes, é criar um ambiente que seja mais amplo. Há diversas formas de conseguir isso, e o porcelanato no teto é uma delas.

A instalação desse material deixa os cômodos maiores e profundos, pois dá a sensação de continuidade, sem limites. Quando falamos de ambientes menores, o revestimento de porcelanato no teto se torna ainda mais interessante.

Cria ambientes diferenciados

A instalação do porcelanato desse modo também auxilia a criar ambientes diferenciados, ao gosto do cliente. O banheiro, por exemplo, pode receber esse tipo de revestimento em toda sua extensão, ou apenas em uma área específica.

O efeito caixa que mencionamos não precisa ser restrito a apenas um cômodo, ou aos locais mais óbvios, como o banheiro e a cozinha. É válido ressaltar o quão sofisticados os ambientes com acabamento igual em todas as faces pode ter. Como resultado, é possível utilizar novas cores e ter espaços cada vez mais diferenciados.

Traz total independência entre os cômodos

A última vantagem é que o porcelanato no teto vai proporcionar independência entre os espaços da casa. Isso ocorre, especialmente, quando a pessoa deseja diferenciar determinados cômodos e criar atmosferas dinâmicas, brincando com a iluminação e as cores.

Corredores também podem se destacar com o revestimento completo, ganhando um destaque que raramente é dado a eles. Com isso, diferentes níveis e texturas podem ser criadas em uma mesma casa.

Quais cuidados é preciso ter ao instalar o porcelanato no teto?

Como é de se esperar, qualquer projeto de Arquitetura precisa de bastante planejamento para dar certo e ser executado de forma correta. Vamos falar, agora, sobre os cuidados necessários nessa instalação de porcelanato no teto. Confira!

Calcular o peso do revestimento

Antes de tudo, o porcelanato no teto deve ser bem aplicado. A gravidade vai estar contra o profissional a todo momento, por isso, é necessário assegurar que a superfície suporte a aplicação e a peça não caia durante o período de secagem.

Para isso, é essencial calcular o peso do revestimento. Desse modo, você vai poder se antecipar e ter consigo a quantidade certa de instrumentos para escorar a sua aplicação.

Realizar o escoramento adequado

O porcelanato no teto necessita ser escorado até que a cura da argamassa ocorra por completo. É preciso ter os instrumentos adequados para isso.

Veja no rótulo do produto qual é o período de cura total e obedeça-o criteriosamente. Desse modo, você vai diminuir drasticamente as chances de alguma intercorrência acontecer durante o processo.

Outra dica, que é opcional, mas ajuda: tenha mais de uma pessoa durante a aplicação. Apesar de esse cenário nem sempre ser possível, duas pessoas conseguem realizar a aplicação de forma mais precisa, visto que é preciso erguer as peças e realizar o seu escoramento ao mesmo tempo.

Fazer o acabamento

Não é porque o porcelanato vai ser instalado no teto que vai pular algumas etapas essenciais de acabamento. O rejunte, por exemplo, deve ser um ponto de atenção, além de todos os outros cuidados que são parte da aplicação desse material em qualquer outra superfície.

É bom utilizar o martelo de borracha para evitar a criação de ar entre a peça e o teto, assegurando a durabilidade da instalação. Os clipes do espaçador nivelador, da mesma forma, não devem ser esquecidos. Assim, você assegura um resultado de excelência para o seu cliente e a satisfação com o serviço.

Aqui na Roca Brasil Cerámica, você encontra diferenciados produtos para o alto e médio padrão, de modo a oferecer o melhor para os seus clientes. Confira mais sobre os nossos produtos.

Cada vez mais, o revestimento total de um ambiente é tendência na decoração de interiores. Com o porcelanato no teto, é possível apostar em qualquer visual e elevar a beleza de um cômodo.

Você gostou da novidade de decoração que apresentamos? Se quiser oferecer essa tendência para os seus clientes, entre em contato com a Roca Cerámica e saiba o que podemos fazer por você!

Compartilhe:

Relacionados