Decoração com livros: dicas para inovar

decoração com livros

Quando pensamos em decoração de casa, logo vem à mente alguns objetos tradicionais, como vasos de flores e quadros. Porém, você sabia que é possível fazer uma decoração com livros e criar um cenário único, que reflita exatamente o que se gosta?

Neste post, confira por que vale a pena usar os livros para decorar. Saiba, também, como fazer uma ambientação exclusiva e quais erros você não pode cometer com ela. Boa leitura!

Livros como objeto de decoração: vale a pena?

Ao pensar em decoração com livros, muitas pessoas podem ficar na dúvida devido ao fato de que eles são objetos comuns e poderiam estragar. Porém, é possível adequá-los perfeitamente para diferentes tendências.

Aliás, eles são artigos com grande potencial para decorar e valem muito a pena. Isso porque, ao usá-los, é possível obter muitas vantagens:

  • livros podem conferir refinamento à decoração;
  • são únicos e geram combinações personalizadas para a casa;
  • podem combinar com qualquer estilo;
  • servem para decorar e ser lidos por visitantes;
  • combinam com outros itens de decoração;
  • refletem a identidade dos moradores.

Como e onde usar livros na decoração?

Os livros na decoração podem oferecer muitas possibilidades, mas é importante saber como usá-los, a fim de criar o melhor ambiente e não estragá-los. A seguir, veja algumas formas de como adotar essas peças em uma casa!

Como organizá-los?

Os livros podem ser dispostos de diferentes formas, por exemplo, por cores e tamanhos. Além disso, é possível expô-los de muitas maneiras. Em um nicho, por exemplo, você pode valorizar a lombada, escolhendo exemplares do mesmo estilo ou com capas diferentes.

Já volumes de grandes tamanhos podem ser colocados em cima de mesas de centro. No chão, fazer uma pilha com vários tipos de livros e usar bastante iluminação natural cria um visual interessante para um canto esquecido.

Onde usar?

A decoração com livros é ideal para espaços de compartilhamento ou pessoais. Sendo assim, ela pode ser usada em quase todos os ambientes da casa, como quartos, salas de TV e escritórios.

Além disso, também é possível adotar os livros em lugares como a cozinha, mas com muito cuidado. Afinal, nessa área úmida e com fontes de calor, os itens ficam expostos a fatores que poderiam estragá-los. Nesse sentido, colocar alguns exemplares de culinária em uma estante longe do fogão e da pia pode ser a melhor alternativa.

Quais livros escolher?

A escolha dos livros é muito pessoal. Afinal, tem a ver com o gosto dos moradores da casa. Porém, alguns tipos podem fazer sucesso e se adequar tanto a um ambiente pequeno quanto a um grande. Por exemplo, se na cozinha, livros de gastronomia são úteis, na sala, opções de fotografia e viagem são boas para os visitantes folhearem.

Já para quem tem belas coleções, colocá-las em exposição em uma estante na sala de jantar ou no quarto também é uma forma de valorizá-los e deixá-los disponíveis para leitura, especialmente, para quem não tem biblioteca.

Como inovar na decoração com livros?

Uma grande vantagem da decoração com livros é que ela é dinâmica. Ou seja, não há nenhuma dificuldade em mudar os livros de lugar, escolher outras opções e até fazer uma nova disposição a cada limpeza.

Nesse sentido, é interessante sempre buscar inovar. Por exemplo, de tempos em tempos, vale a pena mudar os títulos ou combiná-los de outras formas, trocando-os de lugar.

Já em uma época específica, como o Natal, é interessante pegar exemplares com esse tema para deixar em destaque. Além disso, se houve alguma aquisição recente ou com uma capa especial, vale a pena deixá-la exposta como se fosse uma obra de arte em uma mesa.

Quais os erros mais comuns na decoração com livros?

Além de saber como fazer a decoração com livros, é importante entender como cuidar deles e evitar alguns erros que possam prejudicar o ambiente e esses itens. Saiba alguns, a seguir!

Não cuidar de livros antigos

Especialmente, para quem frequenta sebos, há uma grande entrada de livros em casa, que nem sempre estão novos. Sendo assim, é fundamental cuidar desses exemplares mais antigos antes de expô-los, ou quando se percebe seu desgaste. Dessa forma, eles podem durar por mais tempo.

Deixar o pó acumular

Não é possível escolher os livros, expô-los e se esquecer de que estão lá. Livros acumulam pó e podem ter até traças. Portanto, é fundamental fazer sua limpeza constantemente, a fim de evitar que se estraguem com o tempo.

Colocar livros em áreas úmidas

Umidade prejudica o papel e pode causar manchas. Por isso, assim como no caso da cozinha, é fundamental evitar que os livros fiquem diretamente expostos a áreas úmidas ou perto dessas fontes.

Por exemplo, não se deve deixar uma pilha de livros no chão quando se está passando pano com produtos de limpeza, ou quando há um grande vaso de plantas ao lado, que vai ser regado.

Amontoar os exemplares

Algumas pessoas têm muitos livros e gostam de expor todos. Porém, é preciso equilíbrio. Isso porque amontoá-los em estantes ou nichos pode causar danos às capas, lombadas e páginas, entortando-os e marcando-os.

Não limpar estantes e nichos

Assim como é importante tirar o pó dos livros, também é fundamental limpar estantes e nichos. Afinal, além de traças, aranhas e outros insetos podem ficar escondidos. Sendo assim, é preciso uma limpeza completa para evitá-los e garantir a proteção dos livros e a segurança de casa.

Deixar ao alcance de pets

Alguns pets não se interessam por coisas que ficam no chão e em prateleiras, outros, são mais curiosos. Por isso, é importante considerar o comportamento de seu animalzinho antes de definir o posicionamento dos livros. Isso porque colocar de forma bonita, mas desconsiderar pets e até crianças em casa pode comprometer toda a decoração.

Por exemplo, o cachorro pode urinar na pilha de livros no chão, o gato, arranhar a capa de uma edição especial, ou um bebê pode alcançar exemplares raros e rasgá-los. Assim, levando esses fatores em conta, é possível determinar se os livros devem ficar em prateleiras altas ou em cômodos mais restritos.

A decoração com livros é uma forma de sair do comum e aproveitar uma grande paixão para criar ambientes exclusivos e únicos. Afinal, esses itens são tão variados e pessoais que, ao serem combinados, podem não só mostrar a personalidade da pessoa, como também, variar o ambiente de uma forma única. Para acertar, é preciso tomar alguns cuidados na hora de dispor os livros, bem como cuidar deles para que durem bastante.

Gostou do post e quer saber mais dicas de decoração? Conheça os estilos decorativos mais comuns!

Compartilhe:

Relacionados